Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2596
Title: Ximiboi uma personagem da identidade imaterial do Carnaval das Ilhas de São Vicente e Santo Antão - Cabo Verde
Authors: Moura, Anabela da Silva Moura
Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Cruz, Ayrton Carlos Fortes
Keywords: Cabo Verde
Ximiboi
Carnaval espontâneo
Multiculturalismo
Cape Verde
Ximiboi
Spontaneous Carnival
Multiculturalism
Kab Verde
Ximiboi
Karnavál xpontánio
Multikulturalijmo
Issue Date: 14-May-2021
Abstract: Esta dissertação parte da reflexão sobre uma personagem que faz parte do imaginário coletivo das manifestações culturais ou folclóricas do carnaval espontâneo das ilhas de São Vicente, e Santo Antão em Cabo Verde, o XIMIBOI, mas que tende a esfumar-se na memória dos habitantes desses contextos. A investigação combina análise histórica e etnográfica das últimas seis décadas, através da análise e interpretação de relatos de oito informantes que fizeram parte da amostra, sobre um conjunto de práticas culturais e artísticas, oferecendo uma série de perspetivas sobre o fenómeno do XIMIBOI e as dinâmicas carnavalescas, como palcos mais ou menos espontâneos de crítica social e política, enfatizando a importância da transmissão de memória, e a aposta na permanente construção identitária. Em termos de metodologia optou-se por um paradigma qualitativo, selecionando-se o método etnográfico por melhor se adequar a este estudo, pois procura entender uma cultura ou um grupo em profundidade, a partir da recolha de dados no campo, envolvendo observação participante, a integração do investigador na sociedade a estudar, o que se revelou uma boa opção, uma vez que o investigador fazia parte do contexto a ser estudado. A análise das oito entrevistas semiestruturadas permitiu verificar que se deve sempre recuperar aquilo que é a memória, de um contexto mais local ou nacional. Verificou-se também que se insiste em manter XIMIBOI em Santo Antão, e os estudos, abordagens e reinterpretações artísticas pela comunidade académica de São Vicente, caso do M_EIA e da Universidade de Cabo Verde, comprovam a necessidade de não só se recuperar a essência de tal manifestação, como também de recuperar a vontade das pessoas que talvez já nem estejam no contexto Mindelo, ou que tenham uma idade avançada, que podem ser capazes de incentivar grupos de cabo-verdianos e especificamente as novas gerações, a recuperar esta tradição do ponto de vista não só simbólico e da representação e integração no carnaval mindelense. Conclui-se que tudo isso ajudar a promover a tomada de consciência e valorização da identidade cultural, social e política a nível local, regional e nacional, mas deve estar associada à necessária investigação académica e rutura de paradigmas herdados de um forte passado colonial. Por fim, a disseminação em crioulo de tais estudos, deve contemplar contextos formais e não formais de educação, valorizando-se assim também a língua cabo-verdiana e garantindo um melhor e mais alargado entendimento de tais fenómenos no tecido social do contexto de estudo.
This dissertation is part of the reflection on a character that is part of the collective imagination of the cultural or folkloric manifestations of the spontaneous carnival of the of São Vicente, and Santo Antão islands in Cape Vert, XIMIBOI, but that tends to fade into the memory of the inhabitants of these contexts. The investigation combines historical and ethnographic analysis from the last six decades, through the analysis and interpretation of reports by eleven informants who were part of the sample, about a set of cultural and artistic practices, offering a series of perspectives on the XIMIBOI phenomenon and carnival dynamics, as more or less spontaneous stages of social and political criticism, emphasizing the importance of memory transmission, and the commitment to permanent identity construction. In terms of methodology, a qualitative paradigm was chosen, selecting the ethnographic method as best suited to this study, as it seeks to understand a culture or group in depth, from the collection of data in the field, involving participant observation, the integration of the researcher in the society to be studied, which proved to be a good option, since the researcher was part of the context to be studied. The analysis of the eight semi-structured interviews showed that one must always recover what is the memory of a more local or national context. It was also found that there is an insistence on maintaining XIMIBOI in Santo Antão, and the studies, approaches and artistic reinterpretations by the academic community of São Vicente, such as M_EIA and the University of Cape Vert, prove the need to not only recover the essence of such manifestation, but also to recover the will of people who may not even be in the context of Mindelo, or who are old, who may be able to encourage groups of Cape Verdeans and specifically the new generations, to recover this tradition from the point not only symbolic and of representation and integration in mindelense carnival. We conclude that all this helps to promote awareness and appreciation of cultural, social and political identity at local, regional and national level, but it must be associated with the necessary academic research and rupture of paradigms inherited from a strong colonial past. Finally, the dissemination in Creole of such studies should include formal and non-formal contexts of education, thus also valuing the Cape Verdean language and ensuring a better and broader understanding of such phenomena in the social context under study.
Ese disertasom surji por koza d`refleksom d´um personajem k´te fze part d´imejinosom koletive de manifextasonx kulturaix ou folklórikax de karnaval xpontánio d´ilhax de Sonsente e Sintontom ne Kab Verde, XIMIBOI, ma k´tem xtod te dzeperse de memoria d´abitantex dese kontexte. Ese invextigasom te junta análize xtórika e etnográfika dex últimax seix dékadax, por mei d´análize e interpretasom de kóntux d´oite informantex ê k´fze parte d´amoxtra, sobre um konjunte de prátikax kulturaix e artíxtikax, proporsiononde um konjunte de perxpetivax sobre o fenómeno XIMIBOI e aj dinámikax karnavalexkax, tendo komo palk maix ou menox xpontánio de krítikax sosial e polítika, dextakonde a importánsia de tranjmisom de memória e a apoxta na permanente konxtrusom identitária. Em termox de metodolojia, foi prefride um paradigma kualitative, ondé ê k´foi selesionode o método etnográfiko porkê é el k´méx te adekua a ese xtude, poij, el te ijda nox intende um kultura ou grupe ne se profundided, a partir de rekolia de dadox ne tereno, inkluinde observasom partsipante, integrasom d´invextigador ne sosiedéde kti te ser xtudode, uké ék moxtra ser um bom opsom, pelo fakto do invextigador fze parte d´kel kontexte d´xtude tembé. Analizá kex oite intrevixtax smi-xtruturod ijda nox oia ke ê sempre bom rekuperá kel ké lembransa ou rekordasom d´um kontexte méx lokál ou nasional. No oia tembé k´te izisti um insixténsia pe konservá XIMIBOI ne Sintontom e sex xtude, abordajem e reinterpretasom artíxtika d´parte de kumnidéd akadémika de Sonsente, ne kazo de M_EIA e d´Universidéd de Kab Verde, uké kte konfirmá nesesidéd não só d´rekuperá esénsia dese manifextasom, ma tembé de rekuperá vontéde de psoax ke talvex jan de ném ne kontexte de Mindel ou kjá tem um idéd avansode, ék pode ser képéx d´insentivá grupx de Kabverdianox e xpesifkamente nóvax jerasonx a rekuperá ese tradisom d´ponte d´vixta não só simbóliko e d´reprezentasom e integrasom ne karnaval mindlense. Foi konkluide ké tud ise te ijdá a promové tmada d´konxsiénsia e valorizasom d´identided kultural, sosial e polítka a nível lokál, rejionál e nasionál, má el deve xtod asosiode a nesesária invextigasom akadémika e rutura de paradigmax erdode d´um posode kolonial fôrte. Por fim, divulgá ex tipo d´xtude ne kriol, devé kontemplá kontextox fomaix e informaix d´edukasom, vlurizonde linga kabverdian tembé e grenti melhor e méx amplo entendimente dex tipe de fenómenox akumulode sosialmente do kontexto d´xtude.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2596
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